9 de outubro de 2009

Ementas dos GT's

GT 1 – Mídias Convergentes – Interfaces entre mídias tradicionais, conhecimentos conexos e novas mídias
Coordenadores: Profs. Renato Cordeiro e Vera Lúcia Figueiredo

As convergências e apropriações entre os diferentes dispositivos midiáticos. A convergência de linguagens dos meios tradicionais nas novas mídias. A convergência entre outros campos de conhecimento com a comunicação, as novas tendências e teorias que surgem através das mídias convergentes.Os reality shows, os videoclipes, os e-books, os blog’s, as redes sociais, as tecnologias de celulares e jogos. Um celular ou uma câmera de vídeo capaz de gerar notícias, a integração do leitor ao jornal, o leitor como produtor de conteúdo, o jornalismo colaborativo. As novas formas do texto impresso ser divulgado na atualidade.Imagem.Fotografia, simulacro e realidade.A televisão digital como exemplo de mídias convergentes, a televisão tradicional com a internet e a interatividade.A internet como canal para distribuição de informação. O rádio e sua amplitude com a internet, seu alcance mundial com as web rádios, a convergência midiática e a possibilidade do usuário colocar suas produções radiofônicas na rede.O uso das novas tecnologias no jornalismo, na publicidade, no cinema.Arte e Tecnologia.Como os meios de comunicação adotaram a postura de convergir, as diferentes formas como o conteúdo é exibido na atualidade.A convergência midiática e o uso de conteúdo em vídeo por empresas de comunicação através de sites.


GT 2 - Sociedade, Comunicação e Cultura
Coordenador: Prof. José Carlos Rodrigues

As interfaces dos campos da comunicação e da antropologia. A produção cultural, a reflexão e as peculiaridades das culturas urbanas e juvenis. As teorias e as relações entre as diferentes culturas e os modelos de comunicação. A cultura midiática, cultura de massa, popular e erudita. As representações culturais da visualidade, da oralidade, da gestualidade e os territórios simbólicos.


GT 3 - Teorias do Jornalismo e Narrativas Midiáticas
Coordenador: Prof. Leonel Aguiar

O jornalismo e a construção das narrativas midiáticas.Produção, circulação e recepção. O jornalismo como campo de conhecimento e a teoria do jornalismo como um capítulo da teoria da comunicação. A história do jornalismo, metodologias para o seu estudo, a produção jornalística como objeto de análise e a intersecção desses temas com a sociedade e com a convergência de mídias.


GT 4 - Cinema, Imagens e Representações
Coordenadora: Profa. Andréa França

Reúne pesquisas sobre os modos de produção e recepção, além de análises dos conceitos, estéticas, representações e narrativas das mídias audiovisuais: a fotografia, o cinema, televisão e/ou o vídeo. Contemplam dinâmicas sócio-culturais e/ou identitárias. A produção de subjetividades a partir das interações e exibições produzidas nesses contextos. O estudo sobre o acervo de obras acumulado durante sua história. 


GT 5 - Novas Mídias, Comunicação e Cibercultura
Coordenadores: Profs. Adriana Braga e Marcelo Kischinhevsky

Estudos e pesquisas em criação, produção e reflexão sobre práticas criativas em tecnologias digitais: sistemas multimídia, interfaces computacionais e redes de comunicação entre outros processos. Abrange questões da cibercultura e das tecnologias digitais. A Comunicação Mediada por Computador e seus efeitos sobre a indústria da comunicação e a sociedade. Novas formas de mediação. Estudos da linguagem própria ao meio através da análise da convergência, hipertexto e imersão.


GT 6 - Publicidade e Práticas de Consumo
Coordenadores: Profs. Cláudia Pereira e Everardo Rocha

A publicidade como campo de atuação e do estudo da mídia nas suas diversas conexões com as práticas do consumo. Contribuição teórico-metodológica para a compreensão do consumo como sistema cultural e como fenômeno capaz de explicar dimensões essenciais da vida da vida social cotidiana. Publicidade e propaganda como instrumento das estratégias de comunicação e produção de comunicação. Os processos de comunicação e informação e os impactos socioculturais da comunicação orientada para o mercado. Publicidade e novas tecnologias.